7 de fevereiro de 2019

ALIMENTOS QUE AJUDAM A REDUZIR A ANSIEDADE E AUMENTAR OS NÍVEIS DE SEROTANINA (HORMÔNIO DA FELICIDADE)


Esses dias fuçando pelo o meu twitter, encontrei uma postagem bem interessante sobre alimentos que ajudam nossa saúde e como consequência deixa a pessoa mais feliz. Existe algo melhor que isso.




1. Alimentos com vitamina C - Ex: frutas cítricas (limão, abacaxi, acerola, laranja). Diminuem a secreção de cortisol (hormônio do estresse) e promovem bom funcionamento do sistema nervoso, aumentando a sensação de bem-estar.

2. Ovo (principalmente cozido) e leite - são fontes de triptofano (aminoácido que alivia os sintomas da ansiedade) - é recomendado o consumo de 2 a 3 porções por dia desses alimentos.

3. Banana - ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade graças ao alto teor de triptofano. Por conta também da enorme quantidade de potássio, ajuda na prevenção contra doenças cardiovasculares e ainda é essencial para a condutividade elétrica dos neurônios.

4. Espinafre - contém ácido fólico (vitamina antidepressiva natural) que ajuda a eliminar resíduos químicos oxidantes do cérebro “desenferrujando-o” e melhorando seu funcionamento.

5. Chocolate - rico em flavonoides (antioxidante) que favorece a produção de serotonina responsável pela sensação de bem-estar. É recomendado 30 gramas de chocolate por dia e de preferência o amargo (mais rico em flavonoides).

6. Peixes (salmão, atum, sardinha) - Ricos em ômega-3 (gordura boa e rica em ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro e reduzem a ansiedade). Possuem também muita vitamina D, que facilita a absorção de cálcio (essencial para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes).

7. Amêndoas, castanhas e cereais - são ricos em óleos saudáveis, além de vitaminas B2 e E, configurando-se ótimos alimentos que diminuem a ansiedade. É indicado um consumo diário de 1/4 de xícara por pessoa.

8. Acelga - rica em magnésio, ajuda a forjar a sensação de tranquilidade, assim também como reduzir o risco de condições sérias (AVC, diabetes). Além disso, é rica em antioxidantes que trabalham para prevenir até mesmo o envelhecimento precoce e combater doenças cardíacas.

9. Frutas vermelhas (Melancia, cereja, framboesa, morango, amora) - Ricas em antioxidantes e vitaminas B, que retardam o envelhecimento e ajudam no funcionamento das células do nosso corpo. Cheias também de fibras que reduzem o colesterol e auxiliam no funcionamento do intestino.

10. Grãos integrais (arroz integral, pão integral e aveia) - São completamente ricos em vitaminas do complexo B, especialmente a B6, B12 e o ácido fólico, sendo importante reguladoras do sistema nervoso, e participam da produção de serotonina (hormônio da felicidade).

Além desses principais, lembrem-se de se hidrataram diariamente, a água é primordial para que todo o organismo funcione bem, principalmente nossa cabeça, sempre cuidem bem dela.

Para saberem o quanto de água vocês devem consumir diariamente, façam o seguinte cálculo: 35 multiplicado pelo seu peso, o resultado é o tanto que você deve estar ingerindo, normalmente 250 ml a cada 2 horas (com variações dependendo do peso).



Existe um aplicativo chamado “Drink Water”, para você que “esquece” de ter esse cuidado, baixe-o. Ele calcula o tanto de água que você deve beber e de quanto em quanto tempo, além de mandar notificações sempre te lembrando.







FONTE:

25 comentários:

  1. Este post está tão interessante! Não tinha noção de grande parte da informação que tens aqui! Gostei mesmo muito de ler!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gente, salvei esse post pra ler até decorar! Amei as informações ♥

    ResponderExcluir
  3. Belo post! Informação nunca é demais. 🙏🏼

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  4. Que lindo post!
    Adorei as dicas, vou até salvar aqui nos favoritos!
    nicenessbeauty.com

    ResponderExcluir
  5. Alguns desses alimentos citados eu já sabia dos benefícios, mas a maioria ainda não. Achei seu post ótimo, super explicadinho!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Amei o post.
    Eu confesso que sabia apenas que a banana ajudava a combater a depressão .

    Amei o post

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Era exatamente o que eu precisava para essa semana terrivel que passei kkk
    Eu venho me sentindo extremamente ansiosa, e é bom saber que alguns alimentos podem me ajudar nesse sentido...

    Bjao
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar deste tema, eu sofro de ansiedade. Actualmente já está controlada, mas quando era mais nova tinha vários ataques de panico a meio da noite. Vou tentar experimentar esta dica ;)

    Beijinhos :D

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  9. Amei esse post, já vou saber pra tentar incorporar na alimentação
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu sabia apenas da banana, frutas vermelhas e claro, o chocolate <3 haha. Seu post foi bem informativo pra mim, pois eu tomo remédio para depressão por que eu tenho deficiência de serotonina no organismo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  11. Que post ótimo adorei!
    Muito bom saber que esses alimentos ajudam bastante.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  12. Amei, confesso que não conhecia os benefícios destes alimentos.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Vou instalar esse aplicativo para me relembrar de beber água!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderExcluir
  14. Comida e felicidade em um post só! Só poderia ser sucesso.
    Fiquei feliz porque gosto da maioria desses alimentos.
    No mais, não conhecia esse cálculo de quantidade de água. Já fiz o meu aqui.

    Obrigada pelas dicas!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  15. Gostei dessa lista de produtos para aliviar o stress. Vou ter em conta! :)
    Beijinho

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderExcluir
  16. Essas dicas vieram na hora certa. Ansiedade é um mal que infelizmente sofro e venho tentado mudar um pouco alguns aspectos do meu dia-a-dia para aliviar os sintomas.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
  17. Eu sou uma pessoa bem ansiosa então adorei saber mais sobre esses alimentos.
    Muito interessante!!!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amei essa listinha, sou uma pessoa muito ansiosa, e prefiro investir em alimentos que ajudam a controla-la do que medicamentos. Muito bom o post *_*

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  19. Amei seu post, só quem tem ansiedade sabe o quanto todas as formas de aliviá-la valem a pena. Já favoritei seu post!

    https://www.kailagarcia.com/

    ResponderExcluir
  20. Eu até bebo muita água o dia inteiro, mas peco muito com os outros alimentos. Eu como de tudo, só morro de preguiça de preparar ):

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  21. Amei tua postagem, ja to te seguindo,
    inclusive, tem post novo no meu cantinho tb!

    Bjs.
    https://juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Gente, esse post é tudo que eu precisava ler! AMEI.
    Tenho ansiedade e por incrivel que pareça, na parte das frutas, são as minhas favoritas hahahahaha
    Beijos,
    www.paaradateen.com
    youtube.com/LuanaAndradeVideos

    ResponderExcluir
  23. É a listinha dos sonhos das nutricionistas né rsrs alguns desses eu gosto e consumo, mas tem uns que são dificeis de incluir na dieta :(

    Beijos,
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir